VERDADE SOBRE MINHAS VIRTUDES

DESTAQUE

Amado irmão em Cristo, você está sendo convidado, em silêncio, a fazer uma reflexão que ajudará a preparar o coração para a celebração da Encarnação de Cristo. Que a Esperança possa nascer no dia de Natal, renovando o encontro com o Menino de Belém e promovendo a conversão dos nossos corações.

Lembre-se de pedir ao Espírito Santo que ilumine sua inteligência e o auxilie a encontrar meios para combater os maus hábitos, que muitas vezes nos levam a errar involuntariamente. Façamos um filme de nossas vidas.

Eu creio em Deus? Para mim, o Senhor nosso Deus é o único Senhor? Ele é o Criador do céu e da terra? Sou fiel a Ele? Acredito Nele? Sou apaixonado por Jesus? Sou um amigo íntimo de Jesus? Sou um filho amado por Ele? O Senhor é a razão de minha existência? Sou um filho adotivo de Deus? É grande o meu amor a Deus, de todo o meu coração, de toda a minha alma e de todo o meu entendimento?

Sou um homem da família de Deus? Tenho a qualidade e o dever de amar, zelar e cuidar da família, vivendo com empenho e dedicação a minha espiritualidade? Tenho amor ao próximo, como a mim mesmo? Consagro minha vida ao Senhor, servindo à sua Igreja, na família, no mundo do trabalho, na sociedade e em todos os ambientes com os quais convivo?

Sou um homem pecador? Reconheço meus erros, fracassos e fragilidades em determinadas situações? Tenho plena consciência dos meus flagelos? A condição de ser um “pecador” remete-me a uma reflexão importante sobre a vida e me leva a pedir perdão, compaixão e misericórdia divina? Tenho plena consciência de que o coração de Jesus é o refúgio do pecador? Peço ao Senhor misericórdia e piedade pelos meus pecados? Procuro anunciar e testemunhar Jesus, levando sua Palavra aos irmãos mais necessitados?

Eu sou um homem honrado? Procuro viver e olhar o mundo com olhos cheios de paz, paciência, justiça, bondade e prudência? Procuro manter uma postura íntegra e, humildemente, reconhecer minhas limitações para viver com respeito e amor ao próximo? Tenho discernimento para compreender e fazer o que é certo? Ando no caminho da luz ou no caminho das trevas? Rezo ao Senhor para que as trevas não dominem o nosso povo?

Sou um seguidor de Jesus Cristo? Tenho profundo respeito e convicção sobre os domingos e festas de guarda? Reconheço o domingo como o dia da Ressurreição do Senhor? Entendo o domingo como o dia do descanso, do lazer e do diálogo, que permite dedicação à vida familiar, social e religiosa? Organizo um tempo para Deus? Compareço regularmente às celebrações das Santas Missas dominicais, encontrando na Eucaristia a fonte inesgotável de minha energia espiritual?

Que o Senhor faça brilhar em cada um de nós a esperança. Que a paz seja real. Procuro ver o bem em cada irmão? Peço ao Senhor saúde, paz, força e sabedoria? Sou um homem de oração? Demonstro verdadeiramente quem sou? Procuro conhecer a Palavra de Deus? Coloco em prática os mandamentos de Jesus?

Eu sou um homem alegre e feliz. Certo da misericórdia de nosso Bom Deus, que suscita operários para sua vinha, humildemente expresso minha gratidão a Ele. Sou digno de servir à nossa Igreja Particular de Santos no ministério da Palavra, da Caridade e da Liturgia? Procuro amar meu próximo com a prática da caridade? Sou um homem que enfrenta os desafios diários do tempo presente?

Como membro de uma comunidade paroquial, peço ao Senhor que me ensine o que devo fazer e me mostre o caminho a seguir. Que eu nunca me afaste da verdade nem me desvie do caminho de Jesus. Tenho a capacidade de partilhar e dialogar? Procuro respeitar as diferenças? Sou um homem cristão? Sou apaixonado por Jesus Cristo? Acredito firmemente em uma longa caminhada espiritual?

Como cristão, procuro dar um testemunho de vida verdadeiro, sincero, correto e seguro, sem perder de vista o amor à família, a primeira Igreja doméstica? Participo ativamente da Paróquia? Procuro evangelizar-me e conhecer a Palavra de Deus? Sou um evangelizador? Há quanto tempo faço parte da Comunidade Paroquial? Vivo de forma a cumprir todas as obrigações que me são inerentes?

Considero-me um ser humano zeloso, vigilante e precavido. Procuro ser bondoso e alegre para que as pessoas com as quais convivo conheçam o caminho que tenho trilhado, enfrentando fraquezas e celebrando as alegrias da vida em busca da felicidade. Sou um homem alegre e feliz.

Que a luz de Cristo, que ressuscita resplandecente,
dissipe as trevas do coração.
Muito obrigado, meu Senhor e meu Deus.
Eu creio em Ti, Senhor.
Aumenta minha fé.

A Paz de Jesus e o Amor Fraternal de Maria.