UM SANTO NATAL!

NATAL

Celebrar o Natal é celebrar o grande amor de Deus pela humanidade. Deus se tornou gente como a gente ao se revelar plenamente em Jesus. O humano e o divino uniram-se para sempre, e naquela criança frágil na manjedoura de Belém, ali estava Deus. Jesus é a plena realização do projeto divino. E pelo fato de tornar-se humano, carne, Deus participa da fragilidade humana e entende as nossas fraquezas.

Celebrar o Natal é celebrar a Palavra do Senhor, a luz que dissipa as trevas e nos faz enxergar com clareza o caminho de vida. Todos nós cristãos, todos nós batizados somos chamados a servir a Igreja na evangelização. E por isso todas e todos  são importantes, de tal forma que nós também nos santificamos na nossa vocação, então, quem é chamado a vocação a vida familiar se santifica vivendo o Evangelho em uma vida de família, no seu ambiente de trabalho, se santificando. Um santo e feliz Natal, no seio de nossas famílias.

Um santo e feliz Natal para o Reverendíssimo Bispo da Diocese de Santos, aos Padres,  que são os Despenseiros da graça divina,o Animador da Comunidade, o Inspirador e o Orientador dos ministérios. São eles que  acolhem  as angustias e esperanças dos homens e mulheres, animam  e orientam  a comunhão, a participação e missão. Elevemos em nossas preces para  que sejam inspirados por Deus em sua ação apostólica.

Um santo e feliz Natal para os Diáconos Permanentes  da Diocese de Santos!  A intimidade com Deus é fundamental e indispensável para a eficácia do trabalho apostólico. O Evangelista Lucas afirma que os escolhidos para o ministério de Diáconos eram “homens cheios do Espírito Santo.”

Um santo e feliz Natal para as nossas mães! E para louvar a nossa mãe, tudo o que se disser a seu respeito, há de ser tão grande o bem que ela nos quer. Mãe, somente menor do que Deus. Um amor incondicional para com os seus filhos. Um exemplo que transmite lições válidas para toda vida. Mãe, sinônimo de amor e princípio de tudo. Deus, Pai de misericórdia, conceda às mães que adormeceram em Cristo, a graça de ressuscitar com Ele para a vida eterna!

Um santo e feliz Natal para os nossos pais! Nossas orações na intenção de todos os pais de nossa comunidade. Que sejam de fato protetores da vida de sua família, e que adotem a postura de Jesus, modelo para seus discípulos, em todos os sentidos. Que sejam fortes na fé para continuarem sua missão de educadores na dignidade da vida de seus filhos (as). Elevemos nossas preces a Deus, para os pais que se encontram na morada eterna!

Um santo e feliz Natal par as Irmãs da Toca de Assis! A celebração a vocação para “a vida consagrada, que são os Religiosos (as)”.  E no seguimento de Cristo, colocamos todos (as) os Religiosos (as), para que sob a graça divina, respondam com intensidade ao chamado divino. Uma prece para que tenham o mesmo espírito de Maria: adesão ao Projeto de Deus e como consequência prática o serviço desinteressado a todos, principalmente aos mais pobres e abandonados.

Um santo e feliz Natal aos amados irmãos e irmãs da Comunidade Paroquial! Celebramos a vocação para “os ministérios e serviços na comunidade, dedicação aos fiéis leigos(as), que são os cristãos batizados.” Um dia especial para aqueles cristãos  que participam  das pastorais  ligadas a Igreja.  Não basta seguir Jesus, é preciso prosseguir a sua obra, e obra se dá na concretude da vida.

Um santo e feliz Natal  aos benfeitores que contribuem com a comunidade paroquial ! No partilhar com gratuidade os dons e os bens materiais que possui. O nosso valor não é medido por aquilo que possuímos, e sim, por aquilo que somos Filhos de Deus.

Um santo e feliz Natal, a todos os irmãos e irmãs, marginalizados e excluídos pela sociedade! No seguimento do Senhor, podemos nos fortalecer para fazermos o caminho que nos leva a Jerusalém, o lugar da Cruz. Precisamos saber levar a nossa cruz com amor e com coragem. E se temos sofrimentos e dificuldades, temos também o Senhor ao nosso lado para nos fortalecer em nossa caminhada. E por tudo isso é que o Senhor nos escolhe e nos chama para o seguimento dele, e praticar a caridade.

Somos discípulos do Verbo feito irmão de todos e de todas, sobretudo dos rejeitados e dos invisíveis de ontem e de hoje, de lá e também de cá. Mas a fraternidade é algo que se aprende desde o berço. Ninguém nasce sabendo ser irmão. É preciso  tornar-se. E que neste Natal possamos fazer de nossos lares escolas de fraternidade e solidariedade, e colocar em prática o mandamento do amor.

O mistério da Encarnação do Verbo de Deus aponta para a nossa missão de amar e viver fazendo o bem a todos, aponta para o alto para a alegria eterna que sentimos nos simples gestos de caridade que praticamos. E que neste tempo, possamos cada vez mais próximos de Deus, ver despertar em todos os irmãos e irmãs, o sentido de corresponsabilidade  pela vida e pela missão de toda Igreja, no mundo!

Um santo e feliz Natal para as crianças, jovens, adolescentes e idosos, e  especialmente aqueles (as)  que sofrem, para que sejam amparados em suas dores e necessidades, tenham condições de crescer dignamente e  se tornem cidadãs e cidadãos, íntegros e conscientes.

Um santo e feliz Natal para todos que habitam nesta cidade de Santos, que vivam a alegria do santo Natal, e que caminhem sempre na luz de Cristo e dêem testemunho de amor ao próximo.

UM SANTO E FELIZ NATAL!

Texto: SERGIO BONAVIDES
Imagem: PIXABAY