Queridos e Amados Irmãos e Irmãs em Jesus Cristo, neste 07 de junho de 2024, solenemente a Igreja celebra a festa do amor sem fim, a do Coração que mais amou, onde está a vida. A lança rasgou o peito do Salvador, abriu-lhe o coração, brotando sangue e água, vida e amor sem fim. Entregou-nos tudo, até a sua última gota de sangue. Como amamos este Deus que nos amou até esse ponto? Quem pode desprezar um Deus que nos ama assim? Somente os orgulhosos, os presunçosos e autossuficientes. Somente em Deus temos a vida em plenitude e a salvação.
Quando nos apaixonamos por Jesus, não podemos deixar de anunciar ao mundo que somente ELE nos salva. Somos enviados para não falarmos de nossas impressões pessoais, de nossas emoções, de nossas vitórias e conquistas. Sim, neste dia 07 de junho de 2024, somos incumbidos de meditar, refletir e apresentar uma pessoa fantástica para todos que ainda não a conhecem. Esta pessoa é o Filho de Deus, Salvador do mundo e de todas as coisas. Sintamo-nos filhos adotivos, amigos e apaixonados por Jesus!
Não há um ser missionário ungido e escolhido que não seja um autêntico discípulo do Senhor Jesus e um incansável propagador de sua pessoa, como foram os Apóstolos. É a consequência lógica de quem, como ELE, faz sucessivas experiências de amor, através de uma fecunda oração pessoal e comunitária, e da leitura da Palavra de Deus. Tocai em nossa existência com vossa misericórdia e fazei-nos servidores fiéis, seguindo vosso amado Filho.
Conforta-nos a certeza de que o amor misericordioso do Senhor é muito maior do que a nossa pequenez, nossas derrotas e nossas faltas. Por isso, não podemos subtrair do esforço contínuo de crescer na Graça e no amor Divino. E logo superemos os momentos difíceis que vivenciamos, com muita fé, esperança e amor. Fazei-nos reconhecer em vossa Igreja, nascida do Coração aberto de Cristo, o sinal de vosso amor redentor, que nos redime e nos traz a paz.
Nosso coração é pequeno, às vezes pobre, mas tem uma preciosidade muito grande: pode conter em si mesmo a Trindade Santa. E no dia 08 de junho, dia solene e consagrado à Virgem Maria, Mãe de Deus e da Humanidade, devemos reaprender a amar cada vez mais nosso coração como se fosse nossa casa, nosso lar, um templo vivo, a casa da Mãe, onde devemos sempre recolher e vigiar para que não entre nada de mal e de pecado.
Recentemente, em 19 de maio, a Igreja comemorou a Solenidade de Pentecostes, que é o culminar do Ano Litúrgico. É uma solenidade de conclusão de toda obra de Jesus, do anúncio e dos feitos do Reino, da encarnação e da redenção, o dom por excelência do Salvador. O Espírito Divino é dom de Deus para todos os fiéis. Ele é quem dá a vida, a plenifica, a reforma e a transforma. Em Jesus se constrói a Comunidade e faz renascer o homem novo, a criatura conforme os desígnios Divinos.
A Comunidade cristã está em torno do Ressuscitado. Esse mesmo Espírito faz com que a Comunidade medrosa e insegura supere o medo, a insegurança e suas próprias limitações. Jesus nos chama, a você e a mim, a contemplarmos sua face, a nos lançarmos em um novo modo de vida. ELE nos convida a penetrar em sua Glória.
Lembrem-se, irmãos e irmãs, independentemente de sua crença religiosa, que discípulo missionário de Jesus é todo aquele que testemunha aquilo que vive em seu dia a dia, vê e ouve. É o representante de Jesus em todos os lugares para onde vá. É o enviado do Senhor, o mensageiro da Boa Nova em um mundo repleto de más notícias. É o anunciador incansável do Caminho, da Verdade e da Vida, que se chama Jesus Cristo.
Queridos e amados irmãos e irmãs, somos convidados a vivermos uma vida de fecunda oração e não cessar de orar a Deus para que nos conceda pleno conhecimento de sua vontade, perfeita sabedoria e penetração espiritual. Assim, juntos devemos cumprir nossa missão com responsabilidade pessoal, com sólida formação doutrinal e espiritual e com adequado testemunho de Jesus Cristo e dos valores de seu Reino. Enfim, um coração cheio de gratidão por tê-lo encontrado e amá-lo como Ele nos ama!
E como cristãos católicos sejamos comprometidos com a Palavra de Deus e com toda a sua obra, pois não temos outras felicidades nem qualquer outra prioridade senão a de sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou, seja encontrado, acompanhado, seguido, amado, venerado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante tantas dificuldades e resistências. E ter um coração cheio de amor ao próximo, que precisa encontrar-se com Jesus Cristo, o sentido da vida, uma obra missionária.
Que neste 07 de junho, peçamos a Jesus Cristo para fortalecer em vossa misericórdia todos os cristãos batizados, para que sejam fiéis ao vosso Filho e sintam a alegria em viver a fé.
Todos estão convidados para o “Tríduo” nos dias 04, 05 e 06 de junho, e para a Santa Missa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a ser realizada no dia 07 de junho às 19h00, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Santos.
Sua presença é de extrema e fundamental importância.
Viva o povo de Deus!
Viva o Imaculado Coração de Maria!
Viva o Sagrado Coração de Jesus!