NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA

REFLEXÕES

São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo e é o único dos santos para quem “a Igreja celebra o nascimento como algo sagrado”, explicou Santo Agostinho (354-430). “João se torna como a linha divisória entre os dois Testamentos, o antigo e o novo. É assim que o próprio Senhor testemunha quando diz: A lei e os profetas chegaram a João”, acrescentou o Santo Doutor da Igreja.

A Igreja designou essa data no século IV para sobrepor duas importantes festas do calendário greco-romano: o “dia do sol” (25 de dezembro) e o “dia de Diana” no verão, cuja festa comemorava.  Assim como o nascimento do Senhor é celebrado todo dia 25 de dezembro, próximo ao solstício de inverno (o dia mais curto do ano), o nascimento de São João é em 24 de junho, próximo ao solstício de verão (o dia mais longo); de tal forma que depois de Jesus os dias ficam mais curtos e depois de João os dias ficam mais curtos até que “o sol nasça novamente”.

A vida deste santo está intimamente ligada à de Jesus, uma vez que ambos estavam no ventre de suas mães. No primeiro capítulo de São Lucas narra-se que Zacarias, sacerdote do culto judaico, casado com Santa Isabel, não teve filhos porque ela era estéril. Um dia, enquanto ele estava no santuário do Senhor, o anjo Gabriel apareceu a ele. “Ele estava preocupado e com medo. Não tema Zacarias, porque sua oração foi ouvida, e sua esposa Isabel lhe dará um filho a quem você chamará de João. Grande será a tua felicidade e muitos se alegrarão com o seu nascimento, porque o teu filho deve ser grande perante o Senhor”. Ele não acreditou imediatamente no anúncio de uma inesperada paternidade e por isso o anjo disse-lhe: “Você ficará sem palavras até o dia em que tudo o que eu lhe disse esteja feito“.

Seis meses depois, o mesmo anjo apareceu à Santíssima Virgem, informando-a de que ela seria a Mãe do Filho de Deus, e também lhe deu a notícia da gravidez de sua prima Isabel como um sinal de que “nada é impossível para Deus.” Ao ouvir essa notícia, Maria saiu às pressas para visitá-la. No encontro das duas mulheres:  “Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.a criança saltou de alegria no ventre de Isabel” (Lucas 1, 41-44).

Isabel deu à luz seu filho e no oitavo dia ele foi levado ao Templo para realizar o rito da circuncisão. Queria chamá-lo de Zacarias em homenagem ao pai, mas a mãe disse que seu nome seria JOÃO. Eles perguntaram ao pai e ele escreveu em uma placa: “SEU NOME É JOÃO.” Ele imediatamente começou a falar novamente e louvar ao Senhor cantando a canção de louvor que conhecemos como a Canção de Zacarias. Incentivado pelo Espírito Santo, ele falou da missão de seu filho assim: “e tu, filho, será chamado o Profeta do Altíssimo, porque irá perante o Senhor preparando os seus caminhos, para tornar conhecida a salvação do seu Povo através do perdão de pecados.”

O capítulo 1 de São Lucas termina dizendo de João “O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel”. Nós o encontramos novamente no capítulo 3 do mesmo Evangelho aproximadamente trinta anos depois, pregando o batismo de arrependimento e anunciando que ele batizou com água: “eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo“. E Jesus vem, e “com as pessoas que vieram para serem batizadas, elas também foram batizadas.”

João também precede Jesus em uma morte violenta (Marcos 6, 14-29). Nossa Igreja o celebra como Profeta e Mártir. Comemora seu martírio em 29 de agosto. Ou seja, a este santo, precursor e profeta de Jesus, celebramos a sua morte, como fazemos com os outros santos; mas também, celebramos seu nascimento, em 24 de junho. SÃO JOÃO BATISTA, ROGAI POR NÓS!

Texto: NUESTRA VOZ
Imagem: Natividad de San Juan Bautista