“LANÇAI A REDE” – 100 ANOS DA DIOCESE DE SANTOS

ARTIGOS

Somos todos convidados a construir o mundo com os seus desafios. Fazemos parte e somos o elo entre o passado e contagiando o mundo com o futuro, e que cada um faça a sua parte para que Jesus Cristo, possa reinar no mundo. E neste primeiro centenário, estão sendo vivenciados momentos de grande alegria, satisfação e exultação. Momentos de ação de graças, por tudo o que aconteceu a partir do dia 04 de julho de 1924. E certo da misericórdia de nosso bom Deus, que suscita operários para a sua vinha, render a nossa gratidão pelos 100 anos da criação e instituição centenária, a ser comemorado, neste 04 de julho de 2.024.

Os caminhos da história, são os caminhos de Deus, e a Diocese de Santos, é merecedora e digna de ser enaltecida, tendo a frente o Reverendíssimo Bispo Diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa, o sexto Bispo, sobretudo pelo seu empenho pessoal. Sua Reverendíssima, exerce o seu bispado com muito zelo e carinho, enfrentando, não raro, situações complexas que exigem espírito de fé, partilha e solidariedade. E tem a missão de acolher, discernir e animar carismas, ministérios e serviços da Igreja. Gratidão ao Reverendíssimo Bispos da Diocese de Santos, pelo seu vocacionado amor para o ministério Sacerdotal.

A região da Baixada Santista, tem uma Diocese querida e criada pelo próprio Deus e para o seu serviço. que demonstra júbilo, entusiasmo, contentamento e felicidade para o povo de Deus, incluindo todos que creem em Jesus Cristo como verdadeiro Salvador e Senhor. Nossas justas e honrosas homenagens se estendem aos Bispos antecessores e predecessores, designados para a Diocese de Santos, como pastores e guias espirituais das comunidades, que trabalharam com acendrado amor, e que entregaram suas vidas a serviço do Reino de Deus.

Estender as nossas saudações aos Sacerdotes, que viveram e aqueles que ainda vivem o seu ministério com fidelidade e que são modelos para os demais que reservam tempo para a sua formação permanente, porque cultivam uma vida espiritual, centrada na escuta da Palavra de Deus e na celebração diária da Eucaristia, motivados por autentico sentido missionário.

Gratidão a Deus por este momento de olhar o passado, o presente com muito amor, e o futuro com esperança. São 100 anos de uma caminhada. Uma forma de preservar a história, todo o trabalho que foi realizado e de grande valor. Um resgate muito grande e relacionado a valorização do presente, através do conhecimento do passado. Afinal de contas, um século atrás, quando tudo começou, e o passado não pode ser esquecido.

Quantos Padres passaram pela Diocese de Santos, fizeram um trabalho digno de registro, bonito e maravilhoso. Serão sempre lembrados pelo valor histórico de cada um e inestimável contribuição para os dias atuais. Certamente, com uma história rica marcada pela sua fé, e devoção à Nossa Senhora do Rosário. O Sacerdote é a imagem do Bom Pastor, é chamado a ser homem de misericórdia e compaixão, próximo a seu povo e servidor de todos, particularmente dos que sofrem grandes necessidades. Gratidão para aqueles que descansam na vida eterna.

Fazemos parte de uma geração que pode agradecer os 100 anos de vida e de missão, e começar um novo centenário, hoje, aqui e agora. E enaltecer os fiéis leigos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus, e os consagrados e consagradas a vida religiosa, especialistas em comunhão no interior da Igreja e da sociedade. E ficamos muitos felizes porque temos Nossa Senhora do Rosário, como a Padroeira da cidade de Santos.

PARABÉNS A DIOCESE DE SANTOS!