A história cumpre um importante papel social na memória de um povo e de uma comunidade. Hoje, convido aos amados irmãos (ãs) parar, pensar e refletir por alguns minutos, sobre NELSON JOSÉ CALEFFI, nascido no dia 10 de Outubro de 1935, e viveu durante 84 anos, até o dia de sua morte em 27 de Setembro de 2020. Foi um homem igual a todos os homens, tirado do meio dos homens, para servir aos homens, e a sua Ordenação Sacerdotal, aconteceu no dia 16 de Julho de 1961.
Um Sacerdote sempre alegre e feliz com a vida. Um apaixonado por Deus, pela Paróquia Imaculado Coração de Maria. Um santista de coração que amava o povo da cidade de Santos. Por mais de 59 anos, desenvolveu os seus trabalhos pastorais e evangelizadores, e tinha como virtude compartilhar com bondade. Com generosidade, diariamente, acolhia e atendia a todos de forma desinteressada, sem esperar qualquer retorno. E por tudo, sentimo-nos honrados e agraciados por Deus, em fazer parte da sua gigantesca e maravilhosa história.
Um ser humano extremamente franco, duro, rigoroso e sincero em suas manifestações e decisões. Gratidão e reconhecimento pelo trabalho incessante desenvolvido com ardoroso e generoso amor, e com muita humildade, oferecendo o seu ombro amigo, lutando, sofrendo, rezando e nos perdoando, em nossa caminhada espiritual.
Durante os períodos em que trabalhou por muitos anos no Imaculado Coração de Maria em Santos, investiu nos serviços pastorais, e contribuiu com ousadia, confiança e criatividade nos destinos paroquiais. É necessário reconhecer que, mesmo diante das dores desta vida, sempre haverá uma luz no fim do túnel para todos que creem que Jesus, precisa ser encontrado, amado, adorado, seguido, testemunhado e anunciado. O dom da vida é a razão de nossa alegria.
Devemos muito para a figura humana extraordinária que foi NELSON JOSÉ CALEFFI. Era muito difícil vê-lo triste, Vivia contando histórias e estórias bonitas a todos. Isto fez com que ao longo dos seus cinquenta e nove anos de vida sacerdotal, por onde passou. E foram muitas as cidades devido a obediência prometida, deixou amigos que falavam dele com carinho e admiração. Quem não se lembra dos sermões curtos, mas com muito conteúdo. Saudades do Pastor do rebanho, do Animador da Comunidade, um Sacerdote Inspirador e o Orientador dos ministérios.
A cidade de Santos e a comunidade paroquial devem muito a ele. Um grande amigo, um Sacerdote absolutamente incansável, e que sempre pensava nas pessoas. Deixou um legado de amor aos seus verdadeiros amigos, um Sacerdote que não teve medo de realizar os seus sonhos. Um entusiasta, apaixonado pelo Imaculado Coração de Maria, e de um modo especial e particular pelas crianças.
27 de Setembro, um ano de festa contagiante no céus, e de saudades na terra. Que o senhor Padre Caleffi, esteja em paz, ao lado de seus entes queridos familiares e amigos. Cristo vive eternamente e o seu amor é mais forte do que a morte. Saudades e esperança naquele vive para sempre. Particularmente, a minha alegria é grande ao falar do inesquecível Padre Caleffi. A sua santidade de vida e seu exemplo de Padre Missionário, sempre nos fez compreender que “um Filho do Imaculado Coração de Maria, abrasa por onde passa.” GRATIDÃO
Texto: SÉRGIO BONAVIDES.