Amados irmãos e irmãs em Cristo! Não devemos perder de vista a tradição, a doutrina e a fé da Igreja Católica, da forma como Jesus Cristo nos ensinou, e do mesmo jeito que os apóstolos pregavam. A nossa fé é esta: cremos na Trindade santa e perfeita, que é o Pai, o Filho, e o Espirito Santo; Nela não há mistura alguma de elemento estranho; não se compõe de Criador e de criatura; uma só é a natureza, uma só é a sua eficiência e ação. O Pai cria todas as coisas por meio do Verbo, no Espirito Santo; e deste modo se afirma a unidade da Santíssima Trindade. Assim sendo, a Santíssima Trindade é um mistério de um só Deus, em 03 (três) pessoas: Pai, Filho e Espirito Santo.
Portanto, desde os primórdios da humanidade, proclama-se na Igreja Católica um só Deus, que reina sobre tudo, age em tudo e permanece em todas as coisas, Reina sobre tudo como Pai, princípio e origem; age em tudo, por meio de seu Filho. E permanece em todas as coisas no Espirito Santo. A festa da Santíssima Trindade nos mobiliza para uma nova maneira de viver e de nos relacionar com Deus Comunhão de pessoas. A Trindade desvela a maneira de ser Deus, como amor que se expande em si e fora de si, de uma maneira redentora, inserindo-se na história da humanidade.
Deus é Amor e só Amor! E diante da presença e da ação de Deus Trinitário, afogam-se as palavras, desfalecem as imagens e morrem as especulações. Somente nos restam a contemplação, a adoração e o silêncio. Estamos neste segundo Domingo do mês de Junho de 2022, celebrando a Solenidade da Santíssima Trindade em profunda comunhão solidária com todo sofrimento humano. E no silêncio de nosso coração, rezemos incessantemente pelas pessoas vulneráveis, pobres e necessitadas; pelos trabalhadores desempregados; pela população em situação de rua, que aumentou de forma gradativa em decorrência da pandemia que atingiu a humanidade; pelos doentes que estão com os seus corpos marcados pela enfermidade, hospitalizados ou não, para que possam vencer os momentos de dor, sofrimentos e de desesperança; pelos profissionais e trabalhadores da área da saúde, que tenham para com os doentes a mesma dedicação e amor que São Camilo tinha.
A Glória de Deus é a vida dos homens! Amados irmãos e irmãs em Cristo, lembrem-se sempre que cada cristão é responsável pela salvação de seu irmão. E Deus quer que sejamos doação para o próximo, e quer que nos coloquemos a serviço de seu Reino. O poder da oração é muito grande, então, faça uma oração espontânea e reze pelas vitimas da violência, por todas e todos que sofrem preconceitos, desigualdades e injustiças, estendendo-se as orações aos seus familiares. Com efeito, toda a graça que nos é dada, em nome da Santíssima Trindade, como já mencionou anteriormente, vem do Pai, Filho, e Espirito Santo. Assim como toda a graça vem do Pai por meio do Filho, assim também não podemos receber nenhuma graça senão no Espirito Santo.
Realmente, participantes do Espirito Santo, possuí-nos o amor do Pai, a graça do Filho, e a comunhão do mesmo Espirito Santo. Foi nosso Senhor Jesus Cristo, quem nos revelou este mistério. Ele nos falou do Pai, do Espirito Santo, e d’Ele mesmo como Deus. Portando, só existe um Deus, mais n’ Ele há 03 (três) pessoas. São distintos entre si por suas relações de origem. E o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. E como cristãos católicos sejamos comprometidos com a Palavra de Deus. Sejamos instrumentos do Espirito Santo na Igreja, para que Jesus Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou, seja amado, seguido, testemunhado e anunciado em todos os ambientes em que vivemos, a começar pela Igreja Doméstica, que é a família, a nossa casa um lugar sagrado e um santuário de vida.
Estamos vivenciando desde o primeiro trimestre do ano de 2020, momentos de tristezas e de pessimismos, uma angustia que nos machuca por dentro, gerada pela crise da pandemia do COVID 19. Mas não podemos perder a esperança. Mesmo nas dificuldades, lutas e sofrimentos por perda de muitos entes queridos (familiares e amigos), a nossa vitória será a certeza maior. Senhor tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
Portanto, pratiquemos apesar de nossas limitações as mensagens e os ensinamentos da Santíssima Trindade, buscando o amor, a unidade, e respeitosa convivência, e com o desejo de construir um mundo mais humano, justo e urgentemente menos desigual. Coragem para seguir em frente, com a presença constante da Santíssima Trindade, defendendo a vida como dom e compromisso, para, conseguimos respirar, e viver neste mundo de Deus, tudo em conformidade ao seu maior e primeiro mandamento de sua lei : Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu espírito.
Um fraternal Abraço.